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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59909

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZANFORLIN, Sofia Cavalcanti-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Pietra Silva-
dc.date.accessioned2025-01-21T19:16:45Z-
dc.date.available2025-01-21T19:16:45Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Pietra Silva. Educomunicação, decolonialidade e algoritmos: comunicadores indígenas no Instagram. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59909-
dc.description.abstractA educomunicação é um campo que busca integrar a educação e a comunicação, capacitando comunidades e cidadãos para a utilização dos meios de comunicação, a fim de promover uma melhor compreensão sobre as questões locais, conscientizar as comunidades sobre o poder da articulação comunitária na sociedade e sobre o papel da comunicação e do diálogo na construção de conhecimentos e conquista de melhores condições de vida. A partir da proposta da educomunicação e da decolonização, essa pesquisa apresenta uma análise de perfis e de conteúdos produzidos por usuários indígenas do Instagram, investigando a operacionalização das plataformas e seus algoritmos. Considerando a importância da divulgação de conteúdos decoloniais nas redes sociais digitais, para a conscientização da sociedade, pretende-se levantar discussões e propostas que colaborem com as práticas educomunicativas, agregando à área a importância do conhecimento publicitário na exposição de ideias nas mídias sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.titleEducomunicação, decolonialidade e algoritmos : comunicadores indígenas no Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8477667750113301pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3584727007106730pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxEducommunication is a field that seeks to integrate education and communication, empowering communities and citizens to utilize media to promote a better understanding of local issues, raise awareness about the power of community engagement in society, and emphasize the role of communication and dialogue in knowledge construction and the pursuit of improved living conditions. Building upon the principles of educommunication and decolonization, this research conducts an analysis of profiles and content produced by indigenous users on Instagram, investigating the operationalization of platforms and their algorithms. Recognizing the significance of disseminating decolonial content on digital social networks for societal awareness, the aim is to spark discussions and propose ideas that contribute to educommunicative practices, incorporating the importance of advertising knowledge in presenting ideas on social media.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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