Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59571
Compartilhe esta página
Título: | A poesia marginal e ancestral de Miró da Muribeca e Conceição Evaristo: um resgate da educação popular e quebra da colonialidade |
Autor(es): | SEVERO, Wilma Nayra Santos |
Palavras-chave: | Miró da Muribeca; Conceição Evaristo; Poesia marginal e ancestral; Educação Popular |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Citação: | SEVERO, Wilma Nayra Santos. A poesia marginal e ancestral de Miró da Muribeca e Conceição Evaristo: um resgate da educação popular e quebra da colonialidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa visa analisar como a poesia marginal de Miró da Muribeca e a escrita ancestral de Conceição Evaristo guardam em si saberes para um resgate da educação popular compreendendo o papel de quebra da colonialidade existente na escrita e performance dos dois autores. Freire (1980) afirma que somente através da educação popular se torna possível uma educação para leitura crítica de mundo. Nesse sentido, a pesquisa debruçou-se em quatro contos do livro “Olhos d’água” de Conceição Evaristo, quatro poemas do livro “Miró até Agora” do cronista Miró da Muribeca e duas performances audiovisuais do poeta. Nos resultados da pesquisa foi possível perceber que através da marginalidade de Miró da Muribeca contida em seus escritos e performance e da escrita ancestral de Conceição Evaristo, habita o primeiro passo para valorizar o conhecimento que emerge das experiências das comunidades e se alia ao movimento de quebra da colonialidade do ser, saber e poder. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59571 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - WILMA .pdf | 309,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons