Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59571
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, André Mendes | - |
dc.contributor.author | SEVERO, Wilma Nayra Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T16:49:40Z | - |
dc.date.available | 2025-01-17T16:49:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | SEVERO, Wilma Nayra Santos. A poesia marginal e ancestral de Miró da Muribeca e Conceição Evaristo: um resgate da educação popular e quebra da colonialidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59571 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa analisar como a poesia marginal de Miró da Muribeca e a escrita ancestral de Conceição Evaristo guardam em si saberes para um resgate da educação popular compreendendo o papel de quebra da colonialidade existente na escrita e performance dos dois autores. Freire (1980) afirma que somente através da educação popular se torna possível uma educação para leitura crítica de mundo. Nesse sentido, a pesquisa debruçou-se em quatro contos do livro “Olhos d’água” de Conceição Evaristo, quatro poemas do livro “Miró até Agora” do cronista Miró da Muribeca e duas performances audiovisuais do poeta. Nos resultados da pesquisa foi possível perceber que através da marginalidade de Miró da Muribeca contida em seus escritos e performance e da escrita ancestral de Conceição Evaristo, habita o primeiro passo para valorizar o conhecimento que emerge das experiências das comunidades e se alia ao movimento de quebra da colonialidade do ser, saber e poder. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Miró da Muribeca | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Poesia marginal e ancestral | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.title | A poesia marginal e ancestral de Miró da Muribeca e Conceição Evaristo: um resgate da educação popular e quebra da colonialidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9353928423927419 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3696395459820586 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze how the marginal poetry of Miró da Muribeca and the ancestral writing of Conceição Evaristo contain knowledge that contributes to reclaiming popular education, recognizing the role they play in disrupting coloniality in the writing and performance of these two authors. Freire (1980) asserts that only through popular education can a critical reading of the world be achieved. In this context, the research focused on four stories from the book Olhos d’água by Conceição Evaristo, four poems from the book Miró até Agora by the chronicler Miró da Muribeca, and two audiovisual performances by the poet. The research results show that through the marginality in Miró da Muribeca's writings and performances and the ancestral writing of Conceição Evaristo, there lies an initial step toward valuing the knowledge that arises from community experiences and aligns with the movement to dismantle the coloniality of being, knowing, and power. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - WILMA .pdf | 309,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons