Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59571

Share on

Title: A poesia marginal e ancestral de Miró da Muribeca e Conceição Evaristo: um resgate da educação popular e quebra da colonialidade
Authors: SEVERO, Wilma Nayra Santos
Keywords: Miró da Muribeca; Conceição Evaristo; Poesia marginal e ancestral; Educação Popular
Issue Date: 8-Oct-2024
Citation: SEVERO, Wilma Nayra Santos. A poesia marginal e ancestral de Miró da Muribeca e Conceição Evaristo: um resgate da educação popular e quebra da colonialidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa visa analisar como a poesia marginal de Miró da Muribeca e a escrita ancestral de Conceição Evaristo guardam em si saberes para um resgate da educação popular compreendendo o papel de quebra da colonialidade existente na escrita e performance dos dois autores. Freire (1980) afirma que somente através da educação popular se torna possível uma educação para leitura crítica de mundo. Nesse sentido, a pesquisa debruçou-se em quatro contos do livro “Olhos d’água” de Conceição Evaristo, quatro poemas do livro “Miró até Agora” do cronista Miró da Muribeca e duas performances audiovisuais do poeta. Nos resultados da pesquisa foi possível perceber que através da marginalidade de Miró da Muribeca contida em seus escritos e performance e da escrita ancestral de Conceição Evaristo, habita o primeiro passo para valorizar o conhecimento que emerge das experiências das comunidades e se alia ao movimento de quebra da colonialidade do ser, saber e poder.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59571
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - WILMA .pdf309,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons