Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388
Share on
Title: | Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD). |
Authors: | SILVA, Jéssica Lima Avelino da |
Keywords: | Matix; Números Inteiros; Teoria Antropológica do Didático |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Citation: | SILVA, Jéssica Lima Avelino da. Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo identificar nas situações vivenciadas no jogo Matix, atividades para o ensino das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros. Nos apoiamos teoricamente nas ideias da Teoria Antropológica do Didático (TAD), mais especificamente na noção de praxeologia, como ferramenta de análise. O jogo Matix é explorado como uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem por meio de situações vivenciadas no jogo e exploradas por meio de atividades derivadas A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e os métodos utilizados remetem a pesquisas do tipo exploratória e documental. A partir da análise da identificação das atividades podemos verificar a possibilidade de 15 tipos de tarefas distintas, evidenciando o potencial didático do Matix em estimular a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas. Além disso, podemos verificar que as atividades seguem as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 7° ano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Jéssica Lima Avelino da Silva.pdf | 965,06 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License