Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388

Compartilhe esta página

Título: Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD).
Autor(es): SILVA, Jéssica Lima Avelino da
Palavras-chave: Matix; Números Inteiros; Teoria Antropológica do Didático
Data do documento: 18-Dez-2024
Citação: SILVA, Jéssica Lima Avelino da. Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar nas situações vivenciadas no jogo Matix, atividades para o ensino das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros. Nos apoiamos teoricamente nas ideias da Teoria Antropológica do Didático (TAD), mais especificamente na noção de praxeologia, como ferramenta de análise. O jogo Matix é explorado como uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem por meio de situações vivenciadas no jogo e exploradas por meio de atividades derivadas A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e os métodos utilizados remetem a pesquisas do tipo exploratória e documental. A partir da análise da identificação das atividades podemos verificar a possibilidade de 15 tipos de tarefas distintas, evidenciando o potencial didático do Matix em estimular a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas. Além disso, podemos verificar que as atividades seguem as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 7° ano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jéssica Lima Avelino da Silva.pdf965,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons