Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Lima Avelino da-
dc.date.accessioned2025-01-06T19:33:22Z-
dc.date.available2025-01-06T19:33:22Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.date.submitted2024-12-26-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Lima Avelino da. Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar nas situações vivenciadas no jogo Matix, atividades para o ensino das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros. Nos apoiamos teoricamente nas ideias da Teoria Antropológica do Didático (TAD), mais especificamente na noção de praxeologia, como ferramenta de análise. O jogo Matix é explorado como uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem por meio de situações vivenciadas no jogo e exploradas por meio de atividades derivadas A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e os métodos utilizados remetem a pesquisas do tipo exploratória e documental. A partir da análise da identificação das atividades podemos verificar a possibilidade de 15 tipos de tarefas distintas, evidenciando o potencial didático do Matix em estimular a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas. Além disso, podemos verificar que as atividades seguem as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 7° ano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatixpt_BR
dc.subjectNúmeros Inteirospt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.titleUma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2012810989049308pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to identify, in situations experienced in the Matix game, activities for teaching addition and subtraction operations in the set of integers. We theoretically rely on the ideas of the Anthropological Theory of Didactics (TAD), more specifically on the notion of praxeology, as an analysis tool. The Matix game is explored as an active methodology capable of promoting learning through situations experienced in the game and explored through derived activities. The research carried out is qualitative in nature and the methods used refer to exploratory and documentary research. From the analysis of the identification of activities, we can verify the possibility of 15 different types of tasks, highlighting the didactic potential of Matix in stimulating problem solving and strategic decision-making. Furthermore, we can verify that the activities follow the skills required by the National Common Curricular Base (BNCC) for the 7th yearpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas:Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jéssica Lima Avelino da Silva.pdf965,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons