Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jéssica Lima Avelino da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T19:33:22Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T19:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Lima Avelino da. Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59388 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar nas situações vivenciadas no jogo Matix, atividades para o ensino das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros. Nos apoiamos teoricamente nas ideias da Teoria Antropológica do Didático (TAD), mais especificamente na noção de praxeologia, como ferramenta de análise. O jogo Matix é explorado como uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem por meio de situações vivenciadas no jogo e exploradas por meio de atividades derivadas A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e os métodos utilizados remetem a pesquisas do tipo exploratória e documental. A partir da análise da identificação das atividades podemos verificar a possibilidade de 15 tipos de tarefas distintas, evidenciando o potencial didático do Matix em estimular a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas. Além disso, podemos verificar que as atividades seguem as habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 7° ano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matix | pt_BR |
dc.subject | Números Inteiros | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático | pt_BR |
dc.title | Uma análise das atividades do jogo Matix na abordagem de operações aditivas envolvendo números inteiros sob a ótica da teoria antropológica do didático (TAD). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2012810989049308 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to identify, in situations experienced in the Matix game, activities for teaching addition and subtraction operations in the set of integers. We theoretically rely on the ideas of the Anthropological Theory of Didactics (TAD), more specifically on the notion of praxeology, as an analysis tool. The Matix game is explored as an active methodology capable of promoting learning through situations experienced in the game and explored through derived activities. The research carried out is qualitative in nature and the methods used refer to exploratory and documentary research. From the analysis of the identification of activities, we can verify the possibility of 15 different types of tasks, highlighting the didactic potential of Matix in stimulating problem solving and strategic decision-making. Furthermore, we can verify that the activities follow the skills required by the National Common Curricular Base (BNCC) for the 7th year | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas:Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jéssica Lima Avelino da Silva.pdf | 965,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons