Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378

Share on

Title: Poesia e outros códigos: a Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio
Authors: Nunes, Ana Geórgia Deoclécio
Keywords: Semiótica da Cultura; Poesia; Ensino; Concretismo
Issue Date: 17-Aug-2024
Citation: Nunes, Ana Geórgia Deoclécio. Poesia e outros códigos: A Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nosso trabalho propõe a Semiótica da Cultura como modo de leitura do texto poético, tendo como foco o ensino de literatura na escola brasileira e, como corpus de estudo, a poesia concreta. Ao adotar essa perspectiva, exploraremos a análise multissemiótica da poesia, considerando seus aspectos verbivocovisuais, de maneira alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia tem o objetivo de trazer o gênero ao centro, de maneira mais acessível tanto aos alunos quanto aos professores, promovendo um ensino interativo e multimodal. Interessa-nos, portanto, propor a abordagem multissemiótica da poesia para ampliar as possibilidades de compreensão e produção de sentido, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e envolvente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes.pdfTCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes547,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons