Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378
Compartilhe esta página
Título: | Poesia e outros códigos: a Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio |
Autor(es): | Nunes, Ana Geórgia Deoclécio |
Palavras-chave: | Semiótica da Cultura; Poesia; Ensino; Concretismo |
Data do documento: | 17-Ago-2024 |
Citação: | Nunes, Ana Geórgia Deoclécio. Poesia e outros códigos: A Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Nosso trabalho propõe a Semiótica da Cultura como modo de leitura do texto poético, tendo como foco o ensino de literatura na escola brasileira e, como corpus de estudo, a poesia concreta. Ao adotar essa perspectiva, exploraremos a análise multissemiótica da poesia, considerando seus aspectos verbivocovisuais, de maneira alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia tem o objetivo de trazer o gênero ao centro, de maneira mais acessível tanto aos alunos quanto aos professores, promovendo um ensino interativo e multimodal. Interessa-nos, portanto, propor a abordagem multissemiótica da poesia para ampliar as possibilidades de compreensão e produção de sentido, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e envolvente |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes.pdf | TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes | 547,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons