Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378

Compartilhe esta página

Título: Poesia e outros códigos: a Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio
Autor(es): Nunes, Ana Geórgia Deoclécio
Palavras-chave: Semiótica da Cultura; Poesia; Ensino; Concretismo
Data do documento: 17-Ago-2024
Citação: Nunes, Ana Geórgia Deoclécio. Poesia e outros códigos: A Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nosso trabalho propõe a Semiótica da Cultura como modo de leitura do texto poético, tendo como foco o ensino de literatura na escola brasileira e, como corpus de estudo, a poesia concreta. Ao adotar essa perspectiva, exploraremos a análise multissemiótica da poesia, considerando seus aspectos verbivocovisuais, de maneira alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia tem o objetivo de trazer o gênero ao centro, de maneira mais acessível tanto aos alunos quanto aos professores, promovendo um ensino interativo e multimodal. Interessa-nos, portanto, propor a abordagem multissemiótica da poesia para ampliar as possibilidades de compreensão e produção de sentido, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e envolvente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes.pdfTCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes547,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons