Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | Nunes, Ana Geórgia Deoclécio | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T15:10:21Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T15:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-27 | - |
dc.identifier.citation | Nunes, Ana Geórgia Deoclécio. Poesia e outros códigos: A Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378 | - |
dc.description.abstract | Nosso trabalho propõe a Semiótica da Cultura como modo de leitura do texto poético, tendo como foco o ensino de literatura na escola brasileira e, como corpus de estudo, a poesia concreta. Ao adotar essa perspectiva, exploraremos a análise multissemiótica da poesia, considerando seus aspectos verbivocovisuais, de maneira alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia tem o objetivo de trazer o gênero ao centro, de maneira mais acessível tanto aos alunos quanto aos professores, promovendo um ensino interativo e multimodal. Interessa-nos, portanto, propor a abordagem multissemiótica da poesia para ampliar as possibilidades de compreensão e produção de sentido, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e envolvente | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Semiótica da Cultura | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Concretismo | pt_BR |
dc.title | Poesia e outros códigos: a Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Aline Cunha de Andrade | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our work aims to bring Cultural Semiotics as a method for reading poetic texts, focusing on the teaching way of literature in Brazilian schools and using Concrete Poetry as the corpus of study. By adopting this perspective, we will explore the multisemiotic analysis of poetry, considering its "verbivocovisual" (words, sounds and visual) aspects, in alignment with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The methodology proposes the genre to the forefront in a more accessible way for both students and teachers, promoting interactive and multimodal teaching. Thus, we seek to propose the multisemiotic approach to poetry to expand the possibilities of understanding and producing meaning, fostering a deeper and more engaging learning experience | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes.pdf | TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes | 547,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons