Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorNunes, Ana Geórgia Deoclécio-
dc.date.accessioned2025-01-06T15:10:21Z-
dc.date.available2025-01-06T15:10:21Z-
dc.date.issued2024-08-17-
dc.date.submitted2024-12-27-
dc.identifier.citationNunes, Ana Geórgia Deoclécio. Poesia e outros códigos: A Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59378-
dc.description.abstractNosso trabalho propõe a Semiótica da Cultura como modo de leitura do texto poético, tendo como foco o ensino de literatura na escola brasileira e, como corpus de estudo, a poesia concreta. Ao adotar essa perspectiva, exploraremos a análise multissemiótica da poesia, considerando seus aspectos verbivocovisuais, de maneira alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia tem o objetivo de trazer o gênero ao centro, de maneira mais acessível tanto aos alunos quanto aos professores, promovendo um ensino interativo e multimodal. Interessa-nos, portanto, propor a abordagem multissemiótica da poesia para ampliar as possibilidades de compreensão e produção de sentido, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e envolventept_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemiótica da Culturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectConcretismopt_BR
dc.titlePoesia e outros códigos: a Semiótica da Cultura no ensino de Poesia Concreta para o Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Aline Cunha de Andrade-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxOur work aims to bring Cultural Semiotics as a method for reading poetic texts, focusing on the teaching way of literature in Brazilian schools and using Concrete Poetry as the corpus of study. By adopting this perspective, we will explore the multisemiotic analysis of poetry, considering its "verbivocovisual" (words, sounds and visual) aspects, in alignment with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The methodology proposes the genre to the forefront in a more accessible way for both students and teachers, promoting interactive and multimodal teaching. Thus, we seek to propose the multisemiotic approach to poetry to expand the possibilities of understanding and producing meaning, fostering a deeper and more engaging learning experiencept_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes.pdfTCC Ana Geórgia Deoclécio Nunes547,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons