Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59346
Share on
Title: | Meus Primeiros Recitais de Gilson Santos: análise e uma abordagem pedagógica |
Authors: | Silva, Pedro Henrique da |
Keywords: | Trompete; Analise Musical; Educação Musical; Gilson Santos |
Issue Date: | 17-Nov-2024 |
Citation: | Silva, Pedro Henrique da. Meus Primeiros Recitais de Gilson Santos: análise e uma proposta pedagógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Neste trabalho de conclusão de curso propõe uma análise detalhada do caderno de obras "Meus Primeiros Recitais" de Gilson Santos, voltado para trompete em Si Bemol acompanhado por piano. Este caderno contém dez peças, e cada uma delas foi examinada segundo o modelo de análise proposto por Fernando Lewis de Matos, baseado em três níveis analíticos: microanálise, análise detalhada e macroanálise. A macroanálise abrange aspectos globais da peça, como a instrumentação e a duração total, passando para eventos de grande escala, como variações rítmicas e harmônicas. A análise detalhada foca em frases e unidades de extensão média, enquanto a microanálise examina características melódicas, harmônicas, rítmicas e de textura em menor escala. A proposta pedagógica deste trabalho busca aplicar os resultados das análises na educação musical de iniciantes no trompete, com foco em auxiliar o desenvolvimento técnico, melódico e interpretativo dos alunos. As obras de Gilson Santos se destacam por oferecer desafios progressivos, tornando-as adequadas para estudantes que buscam aprimorar sua musicalidade e domínio do instrumento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59346 |
Appears in Collections: | (TCC) - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - PEDRO HENRIQUE DA SILVA.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License