Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59346

Compartilhe esta página

Título: Meus Primeiros Recitais de Gilson Santos: análise e uma abordagem pedagógica
Autor(es): Silva, Pedro Henrique da
Palavras-chave: Trompete; Analise Musical; Educação Musical; Gilson Santos
Data do documento: 17-Nov-2024
Citação: Silva, Pedro Henrique da. Meus Primeiros Recitais de Gilson Santos: análise e uma proposta pedagógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste trabalho de conclusão de curso propõe uma análise detalhada do caderno de obras "Meus Primeiros Recitais" de Gilson Santos, voltado para trompete em Si Bemol acompanhado por piano. Este caderno contém dez peças, e cada uma delas foi examinada segundo o modelo de análise proposto por Fernando Lewis de Matos, baseado em três níveis analíticos: microanálise, análise detalhada e macroanálise. A macroanálise abrange aspectos globais da peça, como a instrumentação e a duração total, passando para eventos de grande escala, como variações rítmicas e harmônicas. A análise detalhada foca em frases e unidades de extensão média, enquanto a microanálise examina características melódicas, harmônicas, rítmicas e de textura em menor escala. A proposta pedagógica deste trabalho busca aplicar os resultados das análises na educação musical de iniciantes no trompete, com foco em auxiliar o desenvolvimento técnico, melódico e interpretativo dos alunos. As obras de Gilson Santos se destacam por oferecer desafios progressivos, tornando-as adequadas para estudantes que buscam aprimorar sua musicalidade e domínio do instrumento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59346
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PEDRO HENRIQUE DA SILVA.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons