Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59346

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassinho Júnior, Helder Celio Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Henrique da-
dc.date.accessioned2025-01-02T16:12:52Z-
dc.date.available2025-01-02T16:12:52Z-
dc.date.issued2024-11-17-
dc.date.submitted2024-12-28-
dc.identifier.citationSilva, Pedro Henrique da. Meus Primeiros Recitais de Gilson Santos: análise e uma proposta pedagógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59346-
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso propõe uma análise detalhada do caderno de obras "Meus Primeiros Recitais" de Gilson Santos, voltado para trompete em Si Bemol acompanhado por piano. Este caderno contém dez peças, e cada uma delas foi examinada segundo o modelo de análise proposto por Fernando Lewis de Matos, baseado em três níveis analíticos: microanálise, análise detalhada e macroanálise. A macroanálise abrange aspectos globais da peça, como a instrumentação e a duração total, passando para eventos de grande escala, como variações rítmicas e harmônicas. A análise detalhada foca em frases e unidades de extensão média, enquanto a microanálise examina características melódicas, harmônicas, rítmicas e de textura em menor escala. A proposta pedagógica deste trabalho busca aplicar os resultados das análises na educação musical de iniciantes no trompete, com foco em auxiliar o desenvolvimento técnico, melódico e interpretativo dos alunos. As obras de Gilson Santos se destacam por oferecer desafios progressivos, tornando-as adequadas para estudantes que buscam aprimorar sua musicalidade e domínio do instrumento.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrompetept_BR
dc.subjectAnalise Musicalpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectGilson Santospt_BR
dc.titleMeus Primeiros Recitais de Gilson Santos: análise e uma abordagem pedagógicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6810391216808766pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2445298323953872pt_BR
dc.description.abstractxIn this work, the course concludes with a detailed analysis of the book "My First Recitals" by Gilson Santos, directed to trumpet in B-flat accompanied by piano. This book contains ten pieces, and each of them was examined according to the analysis model proposed by Fernando Lewis de Matos, based on three analytical levels: microanalysis, detailed analysis and macroanalysis. The macro analysis covers global aspects of the piece, such as instrumentation and total duration, going on to large-scale events, such as rhythmic and harmonic variations. The detailed analysis focuses on phrases and units of medium length, while the microanalysis examines melodic, harmonic, rhythmic and texture characteristics at a smaller scale. The pedagogical proposal of this work seeks to apply the results of the analyses in the musical education of beginners in the trumpet, focusing on helping the technical development, melodic and interpretative of the students. Gilson Santos' works are notable for offering progressive challenges, making them suitable for students who seek to improve their musicality and mastery of the instrument.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0003-5580-9085pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PEDRO HENRIQUE DA SILVA.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons