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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58330

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Título: A Inteligência Artificial na Educação Brasileira: uma análise a partir da concepção do colonialismo digital
Autor(es): OLVEIRA NETO, Luiz Batista de
Palavras-chave: Ensino básico; Inteligência artificial; Colonialismo digital
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: Oliveira Neto, Luiz Batista de. A Inteligência Artificial na educação brasileira: uma análise a partir da concepção do colonialismo digital. 2024. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O uso de tecnologias computacionais no ambiente escolar não é uma inovação recente na educação, pois o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 já previa a inclusão dessas ferramentas nas práticas pedagógicas. A pandemia da COVID-19 intensificou a utilização de recursos tecnológicos, transformando a dinâmica do ensino, com os professores adotando plataformas de videoconferência e ferramentas de aprendizagem online. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como um recurso importante, especialmente a IA generativa, como o ChatGPT. No entanto, essa expansão tecnológica requer uma análise crítica, particularmente sob a ótica do colonialismo digital, que evidencie as relações assimétricas de poder e a potencial amplificação das desigualdades por meio da tecnologia. Este estudo tem como objetivo compreender os impactos na inteligência artificial na educação brasileira à luz do colonialismo digital. Por meio de uma revisão qualitativa da literatura, foram analisados artigos recentes de 2019 até o presente sobre os impactos da IA na educação, com foco nos avanços, desafios e perspectivas para a implementação ética e efetiva dessa tecnologia. A pesquisa investiga como a IA está transformando o papel do professor e redefinindo as práticas educacionais, ao mesmo tempo em que levanta questões éticas, como falta de transparência, privacidade do aluno e a reprodução de desigualdades inerentes à dominância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58330
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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