Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58330

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPORTO, Solange Maria Magalhães da Silva-
dc.contributor.authorOLVEIRA NETO, Luiz Batista de-
dc.date.accessioned2024-10-29T22:45:39Z-
dc.date.available2024-10-29T22:45:39Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationOliveira Neto, Luiz Batista de. A Inteligência Artificial na educação brasileira: uma análise a partir da concepção do colonialismo digital. 2024. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58330-
dc.description.abstractO uso de tecnologias computacionais no ambiente escolar não é uma inovação recente na educação, pois o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 já previa a inclusão dessas ferramentas nas práticas pedagógicas. A pandemia da COVID-19 intensificou a utilização de recursos tecnológicos, transformando a dinâmica do ensino, com os professores adotando plataformas de videoconferência e ferramentas de aprendizagem online. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como um recurso importante, especialmente a IA generativa, como o ChatGPT. No entanto, essa expansão tecnológica requer uma análise crítica, particularmente sob a ótica do colonialismo digital, que evidencie as relações assimétricas de poder e a potencial amplificação das desigualdades por meio da tecnologia. Este estudo tem como objetivo compreender os impactos na inteligência artificial na educação brasileira à luz do colonialismo digital. Por meio de uma revisão qualitativa da literatura, foram analisados artigos recentes de 2019 até o presente sobre os impactos da IA na educação, com foco nos avanços, desafios e perspectivas para a implementação ética e efetiva dessa tecnologia. A pesquisa investiga como a IA está transformando o papel do professor e redefinindo as práticas educacionais, ao mesmo tempo em que levanta questões éticas, como falta de transparência, privacidade do aluno e a reprodução de desigualdades inerentes à dominância.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectColonialismo digitalpt_BR
dc.titleA Inteligência Artificial na Educação Brasileira: uma análise a partir da concepção do colonialismo digitalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luís Felipe da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9175300531726803pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2311737019302937pt_BR
dc.description.abstractxThe use of computational technologies in the school environment is not a recent innovation in education. The 2014 National Education Plan (Plano Nacional de Educação - PNE) already envisioned the inclusion of these tools in pedagogical practices. However, the COVID-19 pandemic intensified the use of technologies, transforming the dynamics of teaching, with teachers adopting video conferencing platforms and online learning tools. In this context, Artificial Intelligence (AI) has emerged as an important resource, especially generative AI, such as ChatGPT. However, this technological expansion requires critical analysis, particularly from the perspective of digital colonialism, highlighting the asymmetric power relations and the potential amplification of inequalities through technology. This study aims to understand the impacts of artificial intelligence in Brazilian education through the lens of digital colonialism. Through a qualitative literature review, recent articles from 2019 to the present on the impacts of AI in education were analyzed, focusing on the advancements, challenges, and perspectives for the ethical and effective implementation of this technology. The research investigates how AI is transforming the role of the teacher and redefining educational practices, while raising ethical concerns such as lack of transparency, student privacy, and the reproduction of inequalities inherent to digital dominance.The use of computational technologies in the school environment is not a recent innovation in education. The 2014 National Education Plan (Plano Nacional de Educação - PNE) already envisioned the inclusion of these tools in pedagogical practices. However, the COVID-19 pandemic intensified the use of technologies, transforming the dynamics of teaching, with teachers adopting video conferencing platforms and online learning tools. In this context, Artificial Intelligence (AI) has emerged as an important resource, especially generative AI, such as ChatGPT. However, this technological expansion requires critical analysis, particularly from the perspective of digital colonialism, highlighting the asymmetric power relations and the potential amplification of inequalities through technology. This study aims to understand the impacts of artificial intelligence in Brazilian education through the lens of digital colonialism. Through a qualitative literature review, recent articles from 2019 to the present on the impacts of AI in education were analyzed, focusing on the advancements, challenges, and perspectives for the ethical and effective implementation of this technology. The research investigates how AI is transforming the role of the teacher and redefining educational practices, while raising ethical concerns such as lack of transparency, student privacy, and the reproduction of inequalities inherent to digital dominance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLattesttp://lattes.cnpq.br/7478957806487572pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiz Batista de Oliveira Neto.pdf.pdf944,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons