Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58330
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTO, Solange Maria Magalhães da Silva | - |
dc.contributor.author | OLVEIRA NETO, Luiz Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T22:45:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T22:45:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira Neto, Luiz Batista de. A Inteligência Artificial na educação brasileira: uma análise a partir da concepção do colonialismo digital. 2024. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58330 | - |
dc.description.abstract | O uso de tecnologias computacionais no ambiente escolar não é uma inovação recente na educação, pois o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 já previa a inclusão dessas ferramentas nas práticas pedagógicas. A pandemia da COVID-19 intensificou a utilização de recursos tecnológicos, transformando a dinâmica do ensino, com os professores adotando plataformas de videoconferência e ferramentas de aprendizagem online. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como um recurso importante, especialmente a IA generativa, como o ChatGPT. No entanto, essa expansão tecnológica requer uma análise crítica, particularmente sob a ótica do colonialismo digital, que evidencie as relações assimétricas de poder e a potencial amplificação das desigualdades por meio da tecnologia. Este estudo tem como objetivo compreender os impactos na inteligência artificial na educação brasileira à luz do colonialismo digital. Por meio de uma revisão qualitativa da literatura, foram analisados artigos recentes de 2019 até o presente sobre os impactos da IA na educação, com foco nos avanços, desafios e perspectivas para a implementação ética e efetiva dessa tecnologia. A pesquisa investiga como a IA está transformando o papel do professor e redefinindo as práticas educacionais, ao mesmo tempo em que levanta questões éticas, como falta de transparência, privacidade do aluno e a reprodução de desigualdades inerentes à dominância. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Colonialismo digital | pt_BR |
dc.title | A Inteligência Artificial na Educação Brasileira: uma análise a partir da concepção do colonialismo digital | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Luís Felipe da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9175300531726803 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2311737019302937 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of computational technologies in the school environment is not a recent innovation in education. The 2014 National Education Plan (Plano Nacional de Educação - PNE) already envisioned the inclusion of these tools in pedagogical practices. However, the COVID-19 pandemic intensified the use of technologies, transforming the dynamics of teaching, with teachers adopting video conferencing platforms and online learning tools. In this context, Artificial Intelligence (AI) has emerged as an important resource, especially generative AI, such as ChatGPT. However, this technological expansion requires critical analysis, particularly from the perspective of digital colonialism, highlighting the asymmetric power relations and the potential amplification of inequalities through technology. This study aims to understand the impacts of artificial intelligence in Brazilian education through the lens of digital colonialism. Through a qualitative literature review, recent articles from 2019 to the present on the impacts of AI in education were analyzed, focusing on the advancements, challenges, and perspectives for the ethical and effective implementation of this technology. The research investigates how AI is transforming the role of the teacher and redefining educational practices, while raising ethical concerns such as lack of transparency, student privacy, and the reproduction of inequalities inherent to digital dominance.The use of computational technologies in the school environment is not a recent innovation in education. The 2014 National Education Plan (Plano Nacional de Educação - PNE) already envisioned the inclusion of these tools in pedagogical practices. However, the COVID-19 pandemic intensified the use of technologies, transforming the dynamics of teaching, with teachers adopting video conferencing platforms and online learning tools. In this context, Artificial Intelligence (AI) has emerged as an important resource, especially generative AI, such as ChatGPT. However, this technological expansion requires critical analysis, particularly from the perspective of digital colonialism, highlighting the asymmetric power relations and the potential amplification of inequalities through technology. This study aims to understand the impacts of artificial intelligence in Brazilian education through the lens of digital colonialism. Through a qualitative literature review, recent articles from 2019 to the present on the impacts of AI in education were analyzed, focusing on the advancements, challenges, and perspectives for the ethical and effective implementation of this technology. The research investigates how AI is transforming the role of the teacher and redefining educational practices, while raising ethical concerns such as lack of transparency, student privacy, and the reproduction of inequalities inherent to digital dominance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | ttp://lattes.cnpq.br/7478957806487572 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luiz Batista de Oliveira Neto.pdf.pdf | 944,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons