Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57820
Share on
Title: | Impacto dos LLMs nas práticas pedagógicas: Um olhar crítico a partir do Ensino Médio privado |
Authors: | OLIVEIRA, Deborah Espíndola de |
Keywords: | Modelos de Linguagem de Grande Escala; tecnologia educacional; interação pedagógica; GPT-3; Google Gemini; questões éticas; privacidade de dados; apoio ao professor |
Issue Date: | 2-Aug-2024 |
Citation: | OLIVEIRA, Deborah Espíndola de. Impacto dos LLMs nas práticas pedagógicas: Um olhar crítico a partir do Ensino Médio privado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho examina a implementação e o impacto dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) nas práticas pedagógicas de escolas privadas de ensino médio. Utilizando entrevistas com professores e uma ampla revisão bibliográfica, investigamos a familiaridade e as atitudes dos educadores em relação a essas tecnologias emergentes. Os resultados indicam que os LLMs têm o potencial de enriquecer o currículo escolar, melhorar a interação pedagógica e apoiar a tomada de decisões educacionais. Contudo, a falta de treinamento, preocupações éticas e limitações tecnológicas são desafios significativos. A pesquisa enfatiza a necessidade de uma abordagem estratégica para a implementação eficaz dessas tecnologias, abordando questões de privacidade, equidade e inclusão. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das oportunidades e limitações dos LLMs na educação, oferecendo recomendações para sua adoção futura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57820 |
Appears in Collections: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Déborah Espíndola de Oliveira.pdf | 705,75 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License