Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57820

Share on

Title: Impacto dos LLMs nas práticas pedagógicas: Um olhar crítico a partir do Ensino Médio privado
Authors: OLIVEIRA, Deborah Espíndola de
Keywords: Modelos de Linguagem de Grande Escala; tecnologia educacional; interação pedagógica; GPT-3; Google Gemini; questões éticas; privacidade de dados; apoio ao professor
Issue Date: 2-Aug-2024
Citation: OLIVEIRA, Deborah Espíndola de. Impacto dos LLMs nas práticas pedagógicas: Um olhar crítico a partir do Ensino Médio privado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho examina a implementação e o impacto dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) nas práticas pedagógicas de escolas privadas de ensino médio. Utilizando entrevistas com professores e uma ampla revisão bibliográfica, investigamos a familiaridade e as atitudes dos educadores em relação a essas tecnologias emergentes. Os resultados indicam que os LLMs têm o potencial de enriquecer o currículo escolar, melhorar a interação pedagógica e apoiar a tomada de decisões educacionais. Contudo, a falta de treinamento, preocupações éticas e limitações tecnológicas são desafios significativos. A pesquisa enfatiza a necessidade de uma abordagem estratégica para a implementação eficaz dessas tecnologias, abordando questões de privacidade, equidade e inclusão. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das oportunidades e limitações dos LLMs na educação, oferecendo recomendações para sua adoção futura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57820
Appears in Collections:(TCC) - Sistemas da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Déborah Espíndola de Oliveira.pdf705,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons