Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55129
Compartilhe esta página
Título: | Os desafios de uma descolonização curricular: a inserção das Filosofias Africanas na prática docente |
Autor(es): | França, Marianne Serafim de |
Palavras-chave: | Descolonização curricular; Formação de professores; Filosofias africanas; Currículo de Pernambuco |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Citação: | FRANÇA, Marianne. Os desafios de uma descolonização curricular: a inserção das Filosofias Africanas na prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a colonização, o racismo epistêmico e a descolonização curricular. Em especial, no que diz respeito à formação de professores do ensino de filosofia. Inicialmente, o texto versa sobre a maneira como os processos de colonização europeia desumanizaram, sistematicamente, os povos africanos, deslegitimando suas contribuições epistêmicas. O texto ressalta como o eurocentrismo estruturou as bases do cânone filosófico tradicional, repelindo as perspectivas não-ocidentais. Adentrando nos desafios de uma descolonização curricular, o debate utiliza da lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura africana nas escolas, para averiguar sua implementação no contexto educacional. Além disso, salienta a relevância da formação de professores e a necessidade de uma abordagem pluriversal na educação. Esta deve reconhecer as diferentes perspectivas filosóficas existentes para o Currículo do Ensino Médio de Pernambuco. A descolonização curricular é uma questão de justiça epistêmica. Como tal, ela é um convite para captar as vozes e saberes que foram sistematicamente silenciados. Desse modo, é possível promover a reflexão e o reconhecimento da diversidade de perspectivas filosóficas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55129 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANNE.FRANCA.TCC.UFPE.pdf | 171,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons