Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55129

Share on

Title: Os desafios de uma descolonização curricular: a inserção das Filosofias Africanas na prática docente
Authors: França, Marianne Serafim de
Keywords: Descolonização curricular; Formação de professores; Filosofias africanas; Currículo de Pernambuco
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: FRANÇA, Marianne. Os desafios de uma descolonização curricular: a inserção das Filosofias Africanas na prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a colonização, o racismo epistêmico e a descolonização curricular. Em especial, no que diz respeito à formação de professores do ensino de filosofia. Inicialmente, o texto versa sobre a maneira como os processos de colonização europeia desumanizaram, sistematicamente, os povos africanos, deslegitimando suas contribuições epistêmicas. O texto ressalta como o eurocentrismo estruturou as bases do cânone filosófico tradicional, repelindo as perspectivas não-ocidentais. Adentrando nos desafios de uma descolonização curricular, o debate utiliza da lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura africana nas escolas, para averiguar sua implementação no contexto educacional. Além disso, salienta a relevância da formação de professores e a necessidade de uma abordagem pluriversal na educação. Esta deve reconhecer as diferentes perspectivas filosóficas existentes para o Currículo do Ensino Médio de Pernambuco. A descolonização curricular é uma questão de justiça epistêmica. Como tal, ela é um convite para captar as vozes e saberes que foram sistematicamente silenciados. Desse modo, é possível promover a reflexão e o reconhecimento da diversidade de perspectivas filosóficas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55129
Appears in Collections:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANNE.FRANCA.TCC.UFPE.pdf171,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons