Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55129
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Érico Andrade Marques de | - |
dc.contributor.author | França, Marianne Serafim de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T18:28:04Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T18:28:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-11 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Marianne. Os desafios de uma descolonização curricular: a inserção das Filosofias Africanas na prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55129 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a colonização, o racismo epistêmico e a descolonização curricular. Em especial, no que diz respeito à formação de professores do ensino de filosofia. Inicialmente, o texto versa sobre a maneira como os processos de colonização europeia desumanizaram, sistematicamente, os povos africanos, deslegitimando suas contribuições epistêmicas. O texto ressalta como o eurocentrismo estruturou as bases do cânone filosófico tradicional, repelindo as perspectivas não-ocidentais. Adentrando nos desafios de uma descolonização curricular, o debate utiliza da lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura africana nas escolas, para averiguar sua implementação no contexto educacional. Além disso, salienta a relevância da formação de professores e a necessidade de uma abordagem pluriversal na educação. Esta deve reconhecer as diferentes perspectivas filosóficas existentes para o Currículo do Ensino Médio de Pernambuco. A descolonização curricular é uma questão de justiça epistêmica. Como tal, ela é um convite para captar as vozes e saberes que foram sistematicamente silenciados. Desse modo, é possível promover a reflexão e o reconhecimento da diversidade de perspectivas filosóficas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBIC | pt_BR |
dc.format.extent | 15 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Descolonização curricular | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Filosofias africanas | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Os desafios de uma descolonização curricular: a inserção das Filosofias Africanas na prática docente | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6936103401012165 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0725459534795685 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this article is to analyse the relationship between colonization, epistemic racism and curricular decolonization. In particular, with regard to the training of philosophy teachers. Initially, the text discusses how the processes of European colonization systematically dehumanized African peoples, delegitimizing their epistemic contributions. The text highlights how Eurocentrism structured the foundations of the traditional philosophical canon, repelling non-Western perspectives. Delving into the challenges of decolonizing the curriculum, the debate uses Law 10.639/03, which obliges the teaching of African history and culture in schools, to investigate its implementation in the educational context. It also highlights the importance of teacher training and the need for a pluriversal approach to education. This should recognize the different philosophical perspectives that exist for the Pernambuco High School Curriculum. Curricular decolonization is a question of epistemic justice. As such, it is an invitation to capture the voices and knowledge that have been systematically silenced. In this way, it is possible to promote reflection and recognition of the diversity of philosophical perspectives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANNE.FRANCA.TCC.UFPE.pdf | 171,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons