Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53614

Compartilhe esta página

Título: As crianças no TikTok : uma análise sobre a exposição infantil na rede social
Autor(es): ALMEIDA, Glenda Malta
OLIVEIRA, Késia Wilds Santos
Palavras-chave: Infâncias; Vulnerabilidade digital; Tik Tok
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: ALMEIDA, Glenda; OLIVEIRA, Késia Santos; BONA, Viviane de. AS CRIANÇAS NO TIKTOK: uma análise sobre a exposição infantil na rede social. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo tem o objetivo de analisar a exposição da criança na plataforma Tik Tok em busca de identificar que tipo de conteúdo é publicado e quais os desafios que se impõem a partir de uma exposição que demarca o tratamento oferecido à criança. Por meio de uma análise de conteúdo das postagens no Tik Tok, a partir do critério de tempo e por hashtags específicas, foram selecionados 47 vídeos. Essas publicações foram classificadas em sete categorias que permitiram a criação de gráficos com rankings para identificar as mais populares e os perfis de publicação. Por fim, os comentários foram analisados para entender a percepção dos usuários sobre a criança. Os dados coletados revelaram a vulnerabilidade das crianças quando expostas nas redes, enfatizando a influência da mídia sobre suas expectativas e comportamentos, com impacto significativo no seu desenvolvimento social e emocional. Apesar das diretrizes do TikTok para proteger as crianças, o estudo identifica preocupações quanto à exposição excessiva e ao conteúdo postado, ressaltando a responsabilidade compartilhada de plataformas, cuidadores e usuários em garantir a segurança e privacidade online, bem como o resguardo dos direitos das crianças enquanto seres que devem ser protegidos e respeitados. Os resultados instigam um esforço coletivo para assegurar um ambiente online enriquecedor e respeitoso para com as crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53614
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Glenda Almeida e Kesia Wilds.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons