Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53614
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BONA, Viviane de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Glenda Malta | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Késia Wilds Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T18:22:45Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T18:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-18 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Glenda; OLIVEIRA, Késia Santos; BONA, Viviane de. AS CRIANÇAS NO TIKTOK: uma análise sobre a exposição infantil na rede social. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53614 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem o objetivo de analisar a exposição da criança na plataforma Tik Tok em busca de identificar que tipo de conteúdo é publicado e quais os desafios que se impõem a partir de uma exposição que demarca o tratamento oferecido à criança. Por meio de uma análise de conteúdo das postagens no Tik Tok, a partir do critério de tempo e por hashtags específicas, foram selecionados 47 vídeos. Essas publicações foram classificadas em sete categorias que permitiram a criação de gráficos com rankings para identificar as mais populares e os perfis de publicação. Por fim, os comentários foram analisados para entender a percepção dos usuários sobre a criança. Os dados coletados revelaram a vulnerabilidade das crianças quando expostas nas redes, enfatizando a influência da mídia sobre suas expectativas e comportamentos, com impacto significativo no seu desenvolvimento social e emocional. Apesar das diretrizes do TikTok para proteger as crianças, o estudo identifica preocupações quanto à exposição excessiva e ao conteúdo postado, ressaltando a responsabilidade compartilhada de plataformas, cuidadores e usuários em garantir a segurança e privacidade online, bem como o resguardo dos direitos das crianças enquanto seres que devem ser protegidos e respeitados. Os resultados instigam um esforço coletivo para assegurar um ambiente online enriquecedor e respeitoso para com as crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infâncias | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade digital | pt_BR |
dc.subject | Tik Tok | pt_BR |
dc.title | As crianças no TikTok : uma análise sobre a exposição infantil na rede social | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4844849719846417 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1031731260412032 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the child's exposure on the Tik Tok platform in order to identify what type of content is published and what challenges arise from an exposure that demarcates the treatment offered to the child. Through a content analysis of posts on Tik Tok, based on time criteria and specific hashtags, 47 videos were selected. These publications were classified into seven categories that allowed the creation of graphs with rankings to identify the most popular ones and publication profiles. Finally, the comments were analyzed to understand users' perception of the child. The data collected revealed the vulnerability of children when exposed online, emphasizing the influence of the media on their expectations and behaviors, with a significant impact on their social and emotional development. Despite TikTok's guidelines to protect children, the study identifies concerns about excessive exposure and content posted, highlighting the shared responsibility of platforms, caregivers and users to ensure safety and privacy online, as well as protecting children's rights while beings that must be protected and respected. The results instigate a collective effort to ensure an enriching and respectful online environment for children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Glenda Almeida e Kesia Wilds.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons