Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53614

Share on

Title: As crianças no TikTok : uma análise sobre a exposição infantil na rede social
Authors: ALMEIDA, Glenda Malta
OLIVEIRA, Késia Wilds Santos
Keywords: Infâncias; Vulnerabilidade digital; Tik Tok
Issue Date: 15-Sep-2023
Citation: ALMEIDA, Glenda; OLIVEIRA, Késia Santos; BONA, Viviane de. AS CRIANÇAS NO TIKTOK: uma análise sobre a exposição infantil na rede social. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo tem o objetivo de analisar a exposição da criança na plataforma Tik Tok em busca de identificar que tipo de conteúdo é publicado e quais os desafios que se impõem a partir de uma exposição que demarca o tratamento oferecido à criança. Por meio de uma análise de conteúdo das postagens no Tik Tok, a partir do critério de tempo e por hashtags específicas, foram selecionados 47 vídeos. Essas publicações foram classificadas em sete categorias que permitiram a criação de gráficos com rankings para identificar as mais populares e os perfis de publicação. Por fim, os comentários foram analisados para entender a percepção dos usuários sobre a criança. Os dados coletados revelaram a vulnerabilidade das crianças quando expostas nas redes, enfatizando a influência da mídia sobre suas expectativas e comportamentos, com impacto significativo no seu desenvolvimento social e emocional. Apesar das diretrizes do TikTok para proteger as crianças, o estudo identifica preocupações quanto à exposição excessiva e ao conteúdo postado, ressaltando a responsabilidade compartilhada de plataformas, cuidadores e usuários em garantir a segurança e privacidade online, bem como o resguardo dos direitos das crianças enquanto seres que devem ser protegidos e respeitados. Os resultados instigam um esforço coletivo para assegurar um ambiente online enriquecedor e respeitoso para com as crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53614
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Glenda Almeida e Kesia Wilds.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons