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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136
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Título : | O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica |
Autor : | SILVA, Stela Maria Cavalcanti |
Palabras clave : | Ensino por investigação; Ensino de física; Ensino de óptica |
Fecha de publicación : | 28-jul-2023 |
Citación : | SILVA, Stela Maria Cavalcanti. O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O ensino por investigação é uma abordagem educacional que coloca os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem. Nesse modelo, os estudantes são incentivados a explorar e investigar conceitos e problemas de forma ativa, colaborativa e reflexiva. Através de uma revisão teórica de literatura, o presente trabalho tem como objetivo estudar e explorar a metodologia do Ensino por Investigação, analisando as formas de sequencias de ensino investigativo e como elas podem auxiliar no ensino de física, mais especificamente na área da óptica. Para isso, foram utilizados materiais teóricos relacionados ao ensino de física no Brasil, como a trajetória da disciplina no país e amostras de dados de desempenhos de estudantes; e ao estudo do ensino por investigação como prática pedagógica, com destaque nos ensinos de ciência e de física. A partir disso, foi possível perceber que, de fato, o uso do ensino por investigação como metodologia educacional é capaz de despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelos fenômenos físicos, abrindo espaço para uma aprendizagem significativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
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