Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136

Comparte esta pagina

Título : O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica
Autor : SILVA, Stela Maria Cavalcanti
Palabras clave : Ensino por investigação; Ensino de física; Ensino de óptica
Fecha de publicación : 28-jul-2023
Citación : SILVA, Stela Maria Cavalcanti. O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O ensino por investigação é uma abordagem educacional que coloca os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem. Nesse modelo, os estudantes são incentivados a explorar e investigar conceitos e problemas de forma ativa, colaborativa e reflexiva. Através de uma revisão teórica de literatura, o presente trabalho tem como objetivo estudar e explorar a metodologia do Ensino por Investigação, analisando as formas de sequencias de ensino investigativo e como elas podem auxiliar no ensino de física, mais especificamente na área da óptica. Para isso, foram utilizados materiais teóricos relacionados ao ensino de física no Brasil, como a trajetória da disciplina no país e amostras de dados de desempenhos de estudantes; e ao estudo do ensino por investigação como prática pedagógica, com destaque nos ensinos de ciência e de física. A partir disso, foi possível perceber que, de fato, o uso do ensino por investigação como metodologia educacional é capaz de despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelos fenômenos físicos, abrindo espaço para uma aprendizagem significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136
Aparece en las colecciones: (TCC) - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Stela Maria Cavalcanti Silva.pdf213,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons