Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcio Heraclyto Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Stela Maria Cavalcanti-
dc.date.accessioned2023-09-04T19:45:35Z-
dc.date.available2023-09-04T19:45:35Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.date.submitted2023-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Stela Maria Cavalcanti. O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136-
dc.description.abstractO ensino por investigação é uma abordagem educacional que coloca os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem. Nesse modelo, os estudantes são incentivados a explorar e investigar conceitos e problemas de forma ativa, colaborativa e reflexiva. Através de uma revisão teórica de literatura, o presente trabalho tem como objetivo estudar e explorar a metodologia do Ensino por Investigação, analisando as formas de sequencias de ensino investigativo e como elas podem auxiliar no ensino de física, mais especificamente na área da óptica. Para isso, foram utilizados materiais teóricos relacionados ao ensino de física no Brasil, como a trajetória da disciplina no país e amostras de dados de desempenhos de estudantes; e ao estudo do ensino por investigação como prática pedagógica, com destaque nos ensinos de ciência e de física. A partir disso, foi possível perceber que, de fato, o uso do ensino por investigação como metodologia educacional é capaz de despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelos fenômenos físicos, abrindo espaço para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de ópticapt_BR
dc.titleO uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de ópticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8355021677469313pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2754847440625374pt_BR
dc.description.abstractxInquiry-based learning is an educational approach that places students as protagonists of their own learning. In this model, students are encouraged to actively, collaboratively, and reflectively explore and investigate concepts and problems. Through a theoretical literature review, the present study aims to examine and explore the methodology of Inquiry-Based Learning, analyzing the forms of investigative teaching sequences and how they can assist in the teaching of physics, specifically in the field of optics. To achieve this, theoretical materials related to the teaching of physics in Brazil were used, such as the trajectory of the discipline in the country and samples of student performance data, as well as the study of inquiry-based learning as a pedagogical practice, with emphasis on science and physics education. From this, it was possible to perceive that indeed, the use of inquiry-based learning as an educational methodology is capable of arousing students' curiosity and interest in physical phenomena, providing space for meaningful learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Stela Maria Cavalcanti Silva.pdf213,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons