Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136

Share on

Title: O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica
Authors: SILVA, Stela Maria Cavalcanti
Keywords: Ensino por investigação; Ensino de física; Ensino de óptica
Issue Date: 28-Jul-2023
Citation: SILVA, Stela Maria Cavalcanti. O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O ensino por investigação é uma abordagem educacional que coloca os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem. Nesse modelo, os estudantes são incentivados a explorar e investigar conceitos e problemas de forma ativa, colaborativa e reflexiva. Através de uma revisão teórica de literatura, o presente trabalho tem como objetivo estudar e explorar a metodologia do Ensino por Investigação, analisando as formas de sequencias de ensino investigativo e como elas podem auxiliar no ensino de física, mais especificamente na área da óptica. Para isso, foram utilizados materiais teóricos relacionados ao ensino de física no Brasil, como a trajetória da disciplina no país e amostras de dados de desempenhos de estudantes; e ao estudo do ensino por investigação como prática pedagógica, com destaque nos ensinos de ciência e de física. A partir disso, foi possível perceber que, de fato, o uso do ensino por investigação como metodologia educacional é capaz de despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelos fenômenos físicos, abrindo espaço para uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136
Appears in Collections:(TCC) - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Stela Maria Cavalcanti Silva.pdf213,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons