Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136
Compartilhe esta página
Título: | O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica |
Autor(es): | SILVA, Stela Maria Cavalcanti |
Palavras-chave: | Ensino por investigação; Ensino de física; Ensino de óptica |
Data do documento: | 28-Jul-2023 |
Citação: | SILVA, Stela Maria Cavalcanti. O uso de ensino por investigação como prática pedagógica na aprendizagem de óptica. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O ensino por investigação é uma abordagem educacional que coloca os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem. Nesse modelo, os estudantes são incentivados a explorar e investigar conceitos e problemas de forma ativa, colaborativa e reflexiva. Através de uma revisão teórica de literatura, o presente trabalho tem como objetivo estudar e explorar a metodologia do Ensino por Investigação, analisando as formas de sequencias de ensino investigativo e como elas podem auxiliar no ensino de física, mais especificamente na área da óptica. Para isso, foram utilizados materiais teóricos relacionados ao ensino de física no Brasil, como a trajetória da disciplina no país e amostras de dados de desempenhos de estudantes; e ao estudo do ensino por investigação como prática pedagógica, com destaque nos ensinos de ciência e de física. A partir disso, foi possível perceber que, de fato, o uso do ensino por investigação como metodologia educacional é capaz de despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelos fenômenos físicos, abrindo espaço para uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52136 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Stela Maria Cavalcanti Silva.pdf | 213,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons