Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51305

Share on

Title: Programa Escola Acessível : O papel da gestão na efetivação da acessibilidade na escola
Authors: SILVA, Ana Carolina Malheiros de Souza da
Keywords: Acessibilidade; Educação Inclusiva; Escola Acessível; Gestão Escolar; Política Educacional
Issue Date: 26-Apr-2023
Citation: SILVA, Ana Carolina Malheiros de Souza da. PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: O papel da gestão na efetivação da acessibilidade na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções e o papel da gestão escolar na efetivação da acessibilidade na escola, fazendo (ou não) uso dos recursos oriundos do Programa Escola Acessível. Utilizando-nos da Análise de Conteúdo, traçamos apontamentos a partir da análise do Documento Orientador do Programa, bem como registros de entrevistas semiestruturadas, realizadas com membros da equipe gestora sobre sua visão, seu papel e sua prática gestora a fim de garantir a acessibilidade arquitetônica, comunicacional e didático-pedagógica a discentes com deficiência no âmbito escolar. Nossas conclusões reforçam a necessidade de uma equipe gestora que compreenda a acessibilidade escolar como garantia do direito à educação, assumindo com responsabilidade o seu papel neste processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51305
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ANA CAROLINA MALHEIROS DE SOUZA DA SILVA.pdf195,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons