Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51305
Compartilhe esta página
Título: | Programa Escola Acessível : O papel da gestão na efetivação da acessibilidade na escola |
Autor(es): | SILVA, Ana Carolina Malheiros de Souza da |
Palavras-chave: | Acessibilidade; Educação Inclusiva; Escola Acessível; Gestão Escolar; Política Educacional |
Data do documento: | 26-Abr-2023 |
Citação: | SILVA, Ana Carolina Malheiros de Souza da. PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: O papel da gestão na efetivação da acessibilidade na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções e o papel da gestão escolar na efetivação da acessibilidade na escola, fazendo (ou não) uso dos recursos oriundos do Programa Escola Acessível. Utilizando-nos da Análise de Conteúdo, traçamos apontamentos a partir da análise do Documento Orientador do Programa, bem como registros de entrevistas semiestruturadas, realizadas com membros da equipe gestora sobre sua visão, seu papel e sua prática gestora a fim de garantir a acessibilidade arquitetônica, comunicacional e didático-pedagógica a discentes com deficiência no âmbito escolar. Nossas conclusões reforçam a necessidade de uma equipe gestora que compreenda a acessibilidade escolar como garantia do direito à educação, assumindo com responsabilidade o seu papel neste processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51305 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANA CAROLINA MALHEIROS DE SOUZA DA SILVA.pdf | 195,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons