Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51305
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | ANDRADE, Edson Francisco de | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Ana Carolina Malheiros de Souza da | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-27T23:12:19Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-27T23:12:19Z | - |
| dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
| dc.date.submitted | 2023-05-02 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ana Carolina Malheiros de Souza da. PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: O papel da gestão na efetivação da acessibilidade na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51305 | - |
| dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções e o papel da gestão escolar na efetivação da acessibilidade na escola, fazendo (ou não) uso dos recursos oriundos do Programa Escola Acessível. Utilizando-nos da Análise de Conteúdo, traçamos apontamentos a partir da análise do Documento Orientador do Programa, bem como registros de entrevistas semiestruturadas, realizadas com membros da equipe gestora sobre sua visão, seu papel e sua prática gestora a fim de garantir a acessibilidade arquitetônica, comunicacional e didático-pedagógica a discentes com deficiência no âmbito escolar. Nossas conclusões reforçam a necessidade de uma equipe gestora que compreenda a acessibilidade escolar como garantia do direito à educação, assumindo com responsabilidade o seu papel neste processo. | pt_BR |
| dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
| dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Escola Acessível | pt_BR |
| dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
| dc.title | Programa Escola Acessível : O papel da gestão na efetivação da acessibilidade na escola | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1560290813854882 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9573953129755730 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2709-2123 | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC ANA CAROLINA MALHEIROS DE SOUZA DA SILVA.pdf | 195,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons

