Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51095

Compartilhe esta página

Título: Os gêneros textuais no livro didático da educação infantil
Autor(es): LIMA, Emilly Damares Gomes de
Palavras-chave: Gêneros textuais; Livro Didático; Educação Infantil
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Emilly Damares Gomes de. OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.
Abstract: Este artigo surgiu a partir da discussão a respeito da adoção de livros didáticos para a educação infantil, mais especificamente pretende ser ponte para o diálogo sobre os gêneros textuais nestes livros. Para tal, a partir de uma pesquisa documental, identifica os gêneros textuais explorados, conhece a frequência com que aparecem e busca uma compreensão de como as atividades abordam esses gêneros. Primeiramente apresentamos uma discussão sobre o livro didático na Educação Infantil e em seguida dos gêneros textuais nessa fase escolar, além, é claro, de fazer um breve panorama sobre o que dizem as pesquisas sobre a temática. A partir de uma abordagem quali-quantitativa foi feita a análise do livro "Adoletá, volume II" que integra o PNLD 2020. Apesar de concluirmos que o livro apresenta gêneros adequados para a faixa etária proposta, o mesmo não explora sua ludicidade e que não associa a alfabetização ao letramento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51095
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilly Damares Gomes de Lima.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons