Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51095

Share on

Title: Os gêneros textuais no livro didático da educação infantil
Authors: LIMA, Emilly Damares Gomes de
Keywords: Gêneros textuais; Livro Didático; Educação Infantil
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Emilly Damares Gomes de. OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.
Abstract: Este artigo surgiu a partir da discussão a respeito da adoção de livros didáticos para a educação infantil, mais especificamente pretende ser ponte para o diálogo sobre os gêneros textuais nestes livros. Para tal, a partir de uma pesquisa documental, identifica os gêneros textuais explorados, conhece a frequência com que aparecem e busca uma compreensão de como as atividades abordam esses gêneros. Primeiramente apresentamos uma discussão sobre o livro didático na Educação Infantil e em seguida dos gêneros textuais nessa fase escolar, além, é claro, de fazer um breve panorama sobre o que dizem as pesquisas sobre a temática. A partir de uma abordagem quali-quantitativa foi feita a análise do livro "Adoletá, volume II" que integra o PNLD 2020. Apesar de concluirmos que o livro apresenta gêneros adequados para a faixa etária proposta, o mesmo não explora sua ludicidade e que não associa a alfabetização ao letramento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51095
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Emilly Damares Gomes de Lima.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons