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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50812

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Título: O novo cenário logístico da malha ferroviária nacional
Autor(es): MORAIS, Joanderson James Oliveira
PINTO, Thiago Galvão da Costa Pinto
Palavras-chave: Engenharia Civil; Infraestrutura; Transportes; Integração; Ferrovias; Logística
Data do documento: 26-Fev-2014
Citação: MORAIS, Joanderson James Oliveira; PINTO, Thiago Galvão da Costa. O novo cenário logístico da malha ferroviária nacional. 2014. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
Abstract: O presente trabalho trata de um estudo que propõe a retomada de uso da malha ferroviária existente (carga e passageiros), com o objetivo de demonstrar como o sistema ferroviário pode ajudar no processo evolutivo da cadeia logística brasileira nos próximos anos através de um “novo” conceito de integração e reconstrução da malha ferroviária nacional. O desenvolvimento da estrutura deste estudo teve como principal objetivo abordar os diversos aspectos do transporte ferroviário brasileiro na atualidade, tais como seu contexto histórico, suas vantagens e desvantagens, sua defasagem tecnológica no contexto mundial e os futuros investimentos propostos pelo governo através do Programa de Investimento em Logística - PIL. Assim, foi utilizada uma abordagem metodológica do tipo teórica-conceitual-cronológica de forma a esclarecer através de fatos do passado, presente e futuro a necessidade logística do país em ter um modal ferroviário de carga eficiente. O tema apresenta relevância para a sociedade, no momento em que é sabido de todos que o transporte ferroviário dará um suporte ao desenvolvimento econômico e social a todas regiões do país, principalmente aos lugares menos desenvolvidos de nossa nação; criará novas alternativas para o setor produtivo e de serviços, impulsionará a agilidade no escoamento das produções interioranas, além de oferecer maior mobilidade humana a baixo custo, velocidade e economia de tempo de trajeto. Assim o Brasil, país de dimensões continentais, necessita urgentemente de um transporte eficiente e barato. Já está mais de que exemplificado e exposto em todas as potências mundiais que as ferrovias se encaixam perfeitamente nesse perfil, se apresentando como um modal: econômico, seguro e sustentável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50812
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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