Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50812
Comparte esta pagina
Título : | O novo cenário logístico da malha ferroviária nacional |
Autor : | MORAIS, Joanderson James Oliveira PINTO, Thiago Galvão da Costa Pinto |
Palabras clave : | Engenharia Civil; Infraestrutura; Transportes; Integração; Ferrovias; Logística |
Fecha de publicación : | 26-feb-2014 |
Citación : | MORAIS, Joanderson James Oliveira; PINTO, Thiago Galvão da Costa. O novo cenário logístico da malha ferroviária nacional. 2014. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. |
Resumen : | O presente trabalho trata de um estudo que propõe a retomada de uso da malha ferroviária existente (carga e passageiros), com o objetivo de demonstrar como o sistema ferroviário pode ajudar no processo evolutivo da cadeia logística brasileira nos próximos anos através de um “novo” conceito de integração e reconstrução da malha ferroviária nacional. O desenvolvimento da estrutura deste estudo teve como principal objetivo abordar os diversos aspectos do transporte ferroviário brasileiro na atualidade, tais como seu contexto histórico, suas vantagens e desvantagens, sua defasagem tecnológica no contexto mundial e os futuros investimentos propostos pelo governo através do Programa de Investimento em Logística - PIL. Assim, foi utilizada uma abordagem metodológica do tipo teórica-conceitual-cronológica de forma a esclarecer através de fatos do passado, presente e futuro a necessidade logística do país em ter um modal ferroviário de carga eficiente. O tema apresenta relevância para a sociedade, no momento em que é sabido de todos que o transporte ferroviário dará um suporte ao desenvolvimento econômico e social a todas regiões do país, principalmente aos lugares menos desenvolvidos de nossa nação; criará novas alternativas para o setor produtivo e de serviços, impulsionará a agilidade no escoamento das produções interioranas, além de oferecer maior mobilidade humana a baixo custo, velocidade e economia de tempo de trajeto. Assim o Brasil, país de dimensões continentais, necessita urgentemente de um transporte eficiente e barato. Já está mais de que exemplificado e exposto em todas as potências mundiais que as ferrovias se encaixam perfeitamente nesse perfil, se apresentando como um modal: econômico, seguro e sustentável. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50812 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANDERSON JAMES OLIVEIRA MORAIS e THIAGO GALVÃO DA COSTA PINTO-O Novo Cenário Logístico da Malha Ferroviária Nacional (1).pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons