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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50812

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Fernando Jordão de-
dc.contributor.authorMORAIS, Joanderson James Oliveira-
dc.contributor.authorPINTO, Thiago Galvão da Costa Pinto-
dc.date.accessioned2023-06-02T15:08:40Z-
dc.date.available2023-06-02T15:08:40Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationMORAIS, Joanderson James Oliveira; PINTO, Thiago Galvão da Costa. O novo cenário logístico da malha ferroviária nacional. 2014. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50812-
dc.description.abstractO presente trabalho trata de um estudo que propõe a retomada de uso da malha ferroviária existente (carga e passageiros), com o objetivo de demonstrar como o sistema ferroviário pode ajudar no processo evolutivo da cadeia logística brasileira nos próximos anos através de um “novo” conceito de integração e reconstrução da malha ferroviária nacional. O desenvolvimento da estrutura deste estudo teve como principal objetivo abordar os diversos aspectos do transporte ferroviário brasileiro na atualidade, tais como seu contexto histórico, suas vantagens e desvantagens, sua defasagem tecnológica no contexto mundial e os futuros investimentos propostos pelo governo através do Programa de Investimento em Logística - PIL. Assim, foi utilizada uma abordagem metodológica do tipo teórica-conceitual-cronológica de forma a esclarecer através de fatos do passado, presente e futuro a necessidade logística do país em ter um modal ferroviário de carga eficiente. O tema apresenta relevância para a sociedade, no momento em que é sabido de todos que o transporte ferroviário dará um suporte ao desenvolvimento econômico e social a todas regiões do país, principalmente aos lugares menos desenvolvidos de nossa nação; criará novas alternativas para o setor produtivo e de serviços, impulsionará a agilidade no escoamento das produções interioranas, além de oferecer maior mobilidade humana a baixo custo, velocidade e economia de tempo de trajeto. Assim o Brasil, país de dimensões continentais, necessita urgentemente de um transporte eficiente e barato. Já está mais de que exemplificado e exposto em todas as potências mundiais que as ferrovias se encaixam perfeitamente nesse perfil, se apresentando como um modal: econômico, seguro e sustentável.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleO novo cenário logístico da malha ferroviária nacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0310047689133449pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a study that proposes the resumption of use of the existing rail network (passenger and cargo), with the objective of demonstrating how the rail system can help in the evolutionary process of the Brazilian logistics supply chain in the coming years through a "new" concept of integration and reconstruction of the national rail network. The development of the structure of this study had the main objective approach the many aspects of the Brazilian railway at present, like their historical context, their advantages and disadvantages, their technological lag in the global environment and future investments proposed by the government through the PIL (Program Investment in Logistics). So, it was used a methodological approach type conceptual, theoretical and chronological to make it clear facts through the past, present and future logistics needs of the country in having a railroad efficient load was used. The theme has relevance to society, when it is known to all that rail transports will give a support to economic and social development in all regions of the country, particularly the least developed places in our nation, create new alternative to productive sector and services, will boost agility in the flow of the interior productions, besides offering greater human mobility at low cost, speed and time path of the economy. So Brazil, a country of continental dimensions, urgently needs an efficient and cheap transport. Already more than that exemplified and exposed in all world powers that railroads perfectly fit this profile, presenting itself as a modal: economic, safe and sustainable.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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