Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50362
Share on
Title: | As implicações pedagógicas do ensino da capoeira nas aulas de educação Física |
Authors: | OLIVEIRA, Erik Leandro de |
Keywords: | capoeira; cultura corporal do movimento; escola; educação física |
Issue Date: | 4-May-2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Erik Leandro de. As implicações pedagógicas do ensino da capoeira nas aulas de educação Física. 2023. Trabalho de conclusão de Curso, Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo visa analisar as implicações pedagógicas do ensino da Capoeira nas aulas de Educação Física, como ferramenta institucionalizada nos documentos norteadores da educação ( BNCC, CPE). A utilização da capoeira nas aulas é de suma importância pois ela trabalha nos alunos qualidades físicas, afetivas e intelectuais, a sua prática no chão da escola é fundamental para que o aluno tenha contato com uma parte importante da cultura afro brasileira e possa refletir sobre as circunstância da sua criação e quais foram as necessidades que levaram a ela, assim trabalhando a capoeira como cultura corporal do movimento. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. O corpus foi constituído a partir de sites e periódicos confiáveis com o intuito de explicar os motivos/benefícios de se utilizar a capoeira como conteúdo nas aulas de educação física. Analisando os materiais de base chegasse aos resultados que indicam o uso da capoeira nas aulas corroboram com o desenvolvimento de várias habilidades motoras assim como o índice de afetividade do aluno, estimula a reflexão social mediante a exposição da história da capoeira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50362 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Erik Leandro de Oliveira.pdf | 295,85 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License