Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50362

Compartilhe esta página

Título: As implicações pedagógicas do ensino da capoeira nas aulas de educação Física
Autor(es): OLIVEIRA, Erik Leandro de
Palavras-chave: capoeira; cultura corporal do movimento; escola; educação física
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: OLIVEIRA, Erik Leandro de. As implicações pedagógicas do ensino da capoeira nas aulas de educação Física. 2023. Trabalho de conclusão de Curso, Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo visa analisar as implicações pedagógicas do ensino da Capoeira nas aulas de Educação Física, como ferramenta institucionalizada nos documentos norteadores da educação ( BNCC, CPE). A utilização da capoeira nas aulas é de suma importância pois ela trabalha nos alunos qualidades físicas, afetivas e intelectuais, a sua prática no chão da escola é fundamental para que o aluno tenha contato com uma parte importante da cultura afro brasileira e possa refletir sobre as circunstância da sua criação e quais foram as necessidades que levaram a ela, assim trabalhando a capoeira como cultura corporal do movimento. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. O corpus foi constituído a partir de sites e periódicos confiáveis com o intuito de explicar os motivos/benefícios de se utilizar a capoeira como conteúdo nas aulas de educação física. Analisando os materiais de base chegasse aos resultados que indicam o uso da capoeira nas aulas corroboram com o desenvolvimento de várias habilidades motoras assim como o índice de afetividade do aluno, estimula a reflexão social mediante a exposição da história da capoeira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50362
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erik Leandro de Oliveira.pdf295,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons