Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50362

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKOHL, Henrique Gerson-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Erik Leandro de-
dc.date.accessioned2023-05-19T12:35:21Z-
dc.date.available2023-05-19T12:35:21Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Erik Leandro de. As implicações pedagógicas do ensino da capoeira nas aulas de educação Física. 2023. Trabalho de conclusão de Curso, Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50362-
dc.description.abstractEste estudo visa analisar as implicações pedagógicas do ensino da Capoeira nas aulas de Educação Física, como ferramenta institucionalizada nos documentos norteadores da educação ( BNCC, CPE). A utilização da capoeira nas aulas é de suma importância pois ela trabalha nos alunos qualidades físicas, afetivas e intelectuais, a sua prática no chão da escola é fundamental para que o aluno tenha contato com uma parte importante da cultura afro brasileira e possa refletir sobre as circunstância da sua criação e quais foram as necessidades que levaram a ela, assim trabalhando a capoeira como cultura corporal do movimento. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. O corpus foi constituído a partir de sites e periódicos confiáveis com o intuito de explicar os motivos/benefícios de se utilizar a capoeira como conteúdo nas aulas de educação física. Analisando os materiais de base chegasse aos resultados que indicam o uso da capoeira nas aulas corroboram com o desenvolvimento de várias habilidades motoras assim como o índice de afetividade do aluno, estimula a reflexão social mediante a exposição da história da capoeira.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcapoeirapt_BR
dc.subjectcultura corporal do movimentopt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.titleAs implicações pedagógicas do ensino da capoeira nas aulas de educação Físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRodrigues, Júlio Ricardo de Barros-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6025132162420110pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5748430865476746pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the pedagogical implications of teaching Capoeira in Physical Education classes, as an institutionalized tool in the guiding documents of education (BNCC, CPE). The use of capoeira in classes is of paramount importance because it works in students physical, affective and intellectual qualities, its practice on the school floor is fundamental for the student to have contact with an important part of the Afro-Brazilian culture and to be able to reflect on the circumstance of its creation and what were the needs that led to it, thus working capoeira as a body culture of the movement. For the development of this study, the methodology of qualitative bibliographical research was used. The corpus was constituted from reliable websites and journals in order to explain the reasons/benefits of using capoeira as content in physical education classes. Analyzing the base materials, we reached results that indicate the use of capoeira in classes corroborate with the development of various motor skills, as well as the student's affectivity index, which stimulates social reflection by exposing the history of capoeira.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6171416959016693pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erik Leandro de Oliveira.pdf295,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons