Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50135
Share on
Title: | O uso de vídeo animado em estilo whiteboard para o ensino das aves |
Authors: | CORREA, Ana Beatriz Carneiro |
Keywords: | Vídeo; Educação; Zoologia; Aves |
Issue Date: | 27-May-2023 |
Citation: | CORREA, Ana Beatriz Carneiro. O uso de vídeo animado em estilo whiteboard para o ensino das aves. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Atualmente as novas tecnologias da comunicação e da informação se mostram presentes em todos os aspectos da vida cotidiana e não poderia ser diferente no ambiente escolar. Conhecer e desenvolver ferramentas pedagógicas a partir delas é uma forma de aumentar a eficiência do processo educativo, pois os jovens estão imersos nessa cultura digital. Tendo em vista os pontos apresentados, o presente trabalho fez uma integração entre o ensino da Zoologia com foco nas Aves e as novas tecnologias, através da produção de um recurso audiovisual. O fácil acesso aos programas (audacity e VideoScribe) utilizados para produção do vídeo em whiteboard fornece um mundo de possibilidades aos docentes e tira proveito das expectativas positivas dos alunos que costumam associar o uso de vídeos a momentos de lazer. Além disso, tem como objetivo mostrar o passo a passo da construção e disponibilizar o produto final para uso gratuito dos docentes. Dessa forma, o vídeo produzido pode facilitar a compreensão das questões que envolvem as Aves e tornar o processo de aprendizagem mais significativo e efetivo |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50135 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Beatriz Carneiro Corrêa.pdf | 673,75 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License