Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50096

Share on

Title: Caminhos metodológicos para o desenvolvimento das crianças pela Educação Física escolar: o que dizem os artigos?
Authors: SILVA, Elton Vinicius Antonio da
Keywords: Educação Física Infantil; Desenvolvimento Infantil; Movimento; Criança
Issue Date: 17-Apr-2023
Citation: SILVA, Elton Vinicius Antonio da. Caminhos metodológicos para o desenvolvimento das crianças pela Educação Física escolar: o que dizem os artigos? 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2023.
Abstract: A Educação Física, de acordo com Barni e Schneider (2003), é uma fonte de conhecimento necessário para a construção de um novo cidadão, mais completo, mais integrado e consciente de seu papel na sociedade que está inserido. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais. O principal objetivo é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar, se movimentar para melhorar a qualidade de vida. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica, que demonstre a importância e a necessidade da Educação Física Escolar e as suas contribuições no processo de aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Localizar nos artigos, as principais contribuições das aulas de Educação Física Infantil, relacionadas à melhoria do desenvolvimento das crianças, para entender como aperfeiçoar o trabalho pedagógico. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura de publicações de artigos científicos nacionais nas bases Scielo e Google Acadêmico com marco teórico entre 2011 a 2022. Com base nos artigos analisados, a Educação Física escolar infantil muitas vezes é considerada momento de descontração e por esse motivo é tão desvalorizada. A pesquisa para esse trabalho foi realizada entre abril de 2021 até março de 2023. A Educação Física é importante também para a formação social das crianças, pois além de contribuir com a autoconfiança, através de jogos e brincadeiras os alunos podem interagir e se socializar. Portanto, essa revisão da literatura sobre a importância e necessidade da Educação Física na Educação Infantil, além de ter uma ampla contribuição para o enriquecimento pessoal, trará um vasto conhecimento para ser aplicado em futuras aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50096
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Elton Vinicius Antonio da Silva.pdf441,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons