Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50096
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elton Vinicius Antonio da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T17:45:38Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T17:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elton Vinicius Antonio da. Caminhos metodológicos para o desenvolvimento das crianças pela Educação Física escolar: o que dizem os artigos? 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50096 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física, de acordo com Barni e Schneider (2003), é uma fonte de conhecimento necessário para a construção de um novo cidadão, mais completo, mais integrado e consciente de seu papel na sociedade que está inserido. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais. O principal objetivo é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar, se movimentar para melhorar a qualidade de vida. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica, que demonstre a importância e a necessidade da Educação Física Escolar e as suas contribuições no processo de aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Localizar nos artigos, as principais contribuições das aulas de Educação Física Infantil, relacionadas à melhoria do desenvolvimento das crianças, para entender como aperfeiçoar o trabalho pedagógico. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura de publicações de artigos científicos nacionais nas bases Scielo e Google Acadêmico com marco teórico entre 2011 a 2022. Com base nos artigos analisados, a Educação Física escolar infantil muitas vezes é considerada momento de descontração e por esse motivo é tão desvalorizada. A pesquisa para esse trabalho foi realizada entre abril de 2021 até março de 2023. A Educação Física é importante também para a formação social das crianças, pois além de contribuir com a autoconfiança, através de jogos e brincadeiras os alunos podem interagir e se socializar. Portanto, essa revisão da literatura sobre a importância e necessidade da Educação Física na Educação Infantil, além de ter uma ampla contribuição para o enriquecimento pessoal, trará um vasto conhecimento para ser aplicado em futuras aulas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Caminhos metodológicos para o desenvolvimento das crianças pela Educação Física escolar: o que dizem os artigos? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9216724275321517 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physical Education, according to Barni and Schneider (2003), is a source of knowledge necessary for the construction of a new citizen, more complete, more integrated and aware of his role in the society in which he is inserted. It is considered a privileged educational means, as it encompasses the being in its entirety, aiming at balance, body health, physical fitness for action and the development of moral values. The main objective is to encourage and encourage children to practice sports, dance, move around to improve their quality of life. The corporal culture of movement being a corporeal practice with its contents in the school context, it can contribute so much for the psychomotor development as for the performance in other activities of the life, always stimulating, new corporal abilities. The objective of this study was to carry out a bibliographic review, which demonstrates the importance and necessity of School Physical Education and its contributions in the learning process and child development. Locate in the articles, the main contributions of Children's Physical Education classes, related to improving the development of children, to understand how to improve the pedagogical work. This is a literature review of publications of national scientific articles in the Scielo and Google Scholar databases with a theoretical framework between 2011 and 2022. Based on the analyzed articles, Physical Education for children is often considered a moment of relaxation and for that reason reason it is so underrated. The research for this work was carried out between April 2021 and March 2023. Physical Education is also important for the social formation of children, as in addition to contributing to self-confidence, through games and activities, students can interact and socialize. Therefore, this literature review on the importance and necessity of Physical Education in Early Childhood Education, in addition to having a broad contribution to personal enrichment, will bring vast knowledge to be applied in future classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Elton Vinicius Antonio da Silva.pdf | 441,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons