Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49229
Compartilhe esta página
Título: | Progetto Tamandarè: um estudo de caso sobre a utilização de instrumentos de controle e planejamento em creches |
Autor(es): | SILVA, Marcos Danilo dos Santos |
Palavras-chave: | Contabilidade gerencial; Creche; Controles internos; Planejamento; Terceiro setor |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Citação: | SILVA, Marcos Danilo dos Santos. Progetto Tamandarè: um estudo de caso sobre a utilização de instrumentos de controle e planejamento em creches. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização de ferramentas de controle gerencial para auxiliar as fases de planejamento e decisões de longo prazo por entidades do terceiro setor, em atenção especial às creches, trazendo o contexto do seu papel intrinsecamente ligado ao social. Por meio do método indutivo e de um estudo de caso único, realizado no Progetto Tamandaré, na Associação Pe. Enzo, localizada no município de Tamandaré, no interior do estado de Pernambuco, Brasil, foi feita uma observação qualitativa, partindo de premissas que justificam a importância da utilização de ferramentas de controle interno, para a otimização dos recursos utilizados na prestação dos serviços e que estes sejam devidamente aplicados, diminuindo o risco de perdas e fraudes. Os resultados obtidos permitiram concluir que ainda existe uma subutilização dos processos operacionais e que, portanto, podemos estar diante de um entre muitos casos em que profissionais da contabilidade podem atuar para sanar problemas de ordem gerencial. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49229 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCOS DANILO DOS SANTOS SILVA.pdf | 310,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons