Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49229

Share on

Title: Progetto Tamandarè: um estudo de caso sobre a utilização de instrumentos de controle e planejamento em creches
Authors: SILVA, Marcos Danilo dos Santos
Keywords: Contabilidade gerencial; Creche; Controles internos; Planejamento; Terceiro setor
Issue Date: 12-Dec-2022
Citation: SILVA, Marcos Danilo dos Santos. Progetto Tamandarè: um estudo de caso sobre a utilização de instrumentos de controle e planejamento em creches. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização de ferramentas de controle gerencial para auxiliar as fases de planejamento e decisões de longo prazo por entidades do terceiro setor, em atenção especial às creches, trazendo o contexto do seu papel intrinsecamente ligado ao social. Por meio do método indutivo e de um estudo de caso único, realizado no Progetto Tamandaré, na Associação Pe. Enzo, localizada no município de Tamandaré, no interior do estado de Pernambuco, Brasil, foi feita uma observação qualitativa, partindo de premissas que justificam a importância da utilização de ferramentas de controle interno, para a otimização dos recursos utilizados na prestação dos serviços e que estes sejam devidamente aplicados, diminuindo o risco de perdas e fraudes. Os resultados obtidos permitiram concluir que ainda existe uma subutilização dos processos operacionais e que, portanto, podemos estar diante de um entre muitos casos em que profissionais da contabilidade podem atuar para sanar problemas de ordem gerencial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49229
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARCOS DANILO DOS SANTOS SILVA.pdf310,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons