Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49053
Share on
Title: | Elaboração do texto didático sobre danças folclóricas pernambucanas para a educação física escolar |
Authors: | BEZERRA, Amanda Patrícia da Costa |
Keywords: | Texto Didático; Danças; Danças Folclóricas; Frevo |
Issue Date: | 16-Nov-2022 |
Citation: | BEZERRA, Amanda Patricia da Costa. Elaboração do texto didático sobre danças folclóricas pernambucanas para a educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O estudo em questão objetivou elaborar texto didático acerca das Danças Folclóricas Pernambucanas como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, utilizando a pesquisa bibliográfica para a produção do texto didático. Das danças folclóricas pernambucanas, foi escolhido o frevo para a produção do texto. O seu roteiro de organização englobou: pesquisas bibliográficas nas Revistas de Educação Física; consulta a páginas da web; livros digitais e físicos; consulta aos documentos norteadores da Educação Básica - BNCC (2018), PCN (1998), PCNEM (2000) PCPE (2013). De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar a escassez de artigos relacionada às danças folclóricas pernambucanas, quanto de materiais a cerca do texto didático na educação física escolar e nas danças como componente curricular. Fica evidente a necessidade da elaboração/construção de mais estudos tanto sobre os textos didáticos para a educação física, quanto de pesquisas sobre danças de caráter mais regional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49053 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Patrícia da Costa Bezerra.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License