Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49053

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorBEZERRA, Amanda Patrícia da Costa-
dc.date.accessioned2023-02-10T15:16:16Z-
dc.date.available2023-02-10T15:16:16Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-02-09-
dc.identifier.citationBEZERRA, Amanda Patricia da Costa. Elaboração do texto didático sobre danças folclóricas pernambucanas para a educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49053-
dc.description.abstractO estudo em questão objetivou elaborar texto didático acerca das Danças Folclóricas Pernambucanas como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, utilizando a pesquisa bibliográfica para a produção do texto didático. Das danças folclóricas pernambucanas, foi escolhido o frevo para a produção do texto. O seu roteiro de organização englobou: pesquisas bibliográficas nas Revistas de Educação Física; consulta a páginas da web; livros digitais e físicos; consulta aos documentos norteadores da Educação Básica - BNCC (2018), PCN (1998), PCNEM (2000) PCPE (2013). De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar a escassez de artigos relacionada às danças folclóricas pernambucanas, quanto de materiais a cerca do texto didático na educação física escolar e nas danças como componente curricular. Fica evidente a necessidade da elaboração/construção de mais estudos tanto sobre os textos didáticos para a educação física, quanto de pesquisas sobre danças de caráter mais regional.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTexto Didáticopt_BR
dc.subjectDançaspt_BR
dc.subjectDanças Folclóricaspt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.titleElaboração do texto didático sobre danças folclóricas pernambucanas para a educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
dc.description.abstractxThe study in question aimed to elaborate didactic text about the Folkloric Dances of Pernambuco as a pedagogical tool for Physical Education classes. From the methodological point of view, it is a study with a qualitative approach and of na applied nature, using bibliographic research for the production of the didactic text. From Pernambuco folk dances, frevo was chosen for the production of the text. Its organization script encompassed: bibliographic research in Physical Education Journals; consulting web pages; digital and physical books; consultation of the guiding documents of Basic Education – BNCC (2018), PCN (1998), PCNEM (2000) PCPE (2013). According to the results obtained, it was possible to observe the scarcity of articles related to Pernambuco folk dances, as well as materials about the didactic text in school physical education and dances as a curricular component. It is evident the need for the elaboration/construction of more studies both on didactic texts for physical education, as well as research on dances of a more regional character.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda Patrícia da Costa Bezerra.pdf1,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons