Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48830
                Compartilhe esta página
| Título: | Análise da série de animação peixonauta para o ensino e aprendizagem de ciências na educação básica | 
| Autor(es): | SILVA, Marília Karolayne Gomes | 
| Palavras-chave: | Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Material didático | 
| Data do documento: | 4-Mai-2022 | 
| Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos biológicos abordados na série de animação Peixonauta para o ensino e a aprendizagem de estudantes da educação básica. As animações são ferramentas significativas no âmbito educacional, consistindo em uma abordagem de conceitos através das representações não científicas ilustradas na série de animação Peixonauta, e que contribuiram como recurso didático no campo pedagógico, considerando sua linguagem, interação e a dinâmica, mediante ideias compartilhadas através desse elemento midiático, possibilitando a difusão do pensamento científico. A abordagem qualitativa, de caráter descritivo e observacional, através da seleção de alguns episódios da animação peixonauta, envolveram conteúdos das ciências biológicas, e pela análise conotativa proposta por Roland Barthes, oportunizou contribuir no processo educativo. Assim, foi possível perceber em alguns momentos da animação a discussão sobre espécies invasoras, polinização, solo e aquecimento global, envolvendo áreas da Zoologia, Ecologia, Botânica e Meio Ambiente. Isso aponta que algumas animações podem atuar significativamente para o ensino de Biologia e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. | 
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48830 | 
| Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silva, Marília Karolayne Gomes.pdf | 528,25 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Este arquivo é protegido por direitos autorais | 
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
     
    
