Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48830
                Share on
| Title: | Análise da série de animação peixonauta para o ensino e aprendizagem de ciências na educação básica | 
| Authors: | SILVA, Marília Karolayne Gomes | 
| Keywords: | Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Material didático | 
| Issue Date: | 4-May-2022 | 
| Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos biológicos abordados na série de animação Peixonauta para o ensino e a aprendizagem de estudantes da educação básica. As animações são ferramentas significativas no âmbito educacional, consistindo em uma abordagem de conceitos através das representações não científicas ilustradas na série de animação Peixonauta, e que contribuiram como recurso didático no campo pedagógico, considerando sua linguagem, interação e a dinâmica, mediante ideias compartilhadas através desse elemento midiático, possibilitando a difusão do pensamento científico. A abordagem qualitativa, de caráter descritivo e observacional, através da seleção de alguns episódios da animação peixonauta, envolveram conteúdos das ciências biológicas, e pela análise conotativa proposta por Roland Barthes, oportunizou contribuir no processo educativo. Assim, foi possível perceber em alguns momentos da animação a discussão sobre espécies invasoras, polinização, solo e aquecimento global, envolvendo áreas da Zoologia, Ecologia, Botânica e Meio Ambiente. Isso aponta que algumas animações podem atuar significativamente para o ensino de Biologia e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. | 
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48830 | 
| Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Silva, Marília Karolayne Gomes.pdf | 528,25 kB | Adobe PDF |  View/Open | 
| This item is protected by original copyright | 
This item is licensed under a Creative Commons License
     
    
