Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48830
                Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - | 
| dc.contributor.author | SILVA, Marília Karolayne Gomes | - | 
| dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:40:36Z | - | 
| dc.date.available | 2023-01-30T13:40:36Z | - | 
| dc.date.issued | 2022-05-04 | - | 
| dc.date.submitted | 2023-01-27 | - | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48830 | - | 
| dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos biológicos abordados na série de animação Peixonauta para o ensino e a aprendizagem de estudantes da educação básica. As animações são ferramentas significativas no âmbito educacional, consistindo em uma abordagem de conceitos através das representações não científicas ilustradas na série de animação Peixonauta, e que contribuiram como recurso didático no campo pedagógico, considerando sua linguagem, interação e a dinâmica, mediante ideias compartilhadas através desse elemento midiático, possibilitando a difusão do pensamento científico. A abordagem qualitativa, de caráter descritivo e observacional, através da seleção de alguns episódios da animação peixonauta, envolveram conteúdos das ciências biológicas, e pela análise conotativa proposta por Roland Barthes, oportunizou contribuir no processo educativo. Assim, foi possível perceber em alguns momentos da animação a discussão sobre espécies invasoras, polinização, solo e aquecimento global, envolvendo áreas da Zoologia, Ecologia, Botânica e Meio Ambiente. Isso aponta que algumas animações podem atuar significativamente para o ensino de Biologia e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. | pt_BR | 
| dc.format.extent | 27 p. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | embargoedAccess | pt_BR | 
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * | 
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * | 
| dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR | 
| dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR | 
| dc.subject | Material didático | pt_BR | 
| dc.title | Análise da série de animação peixonauta para o ensino e aprendizagem de ciências na educação básica | pt_BR | 
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7915115235734735 | pt_BR | 
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR | 
| dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR | 
| dc.description.abstractx | This one had serious research as its objective in the Peixonauta cartoon series for teaching and learning basic education students. As animations are significant tools in the educational field, they consist of an approach to concepts through representations not illustrated in the Peixonauta cartoon series, and ideas that can be built as resources in the scientific pedagogical field, considering their didactic language, interaction and dynamics, through sharing This media element can make it possible through the diffusion of scientific thought. The qualitative approach, of a descriptive and observational nature, through the selection of some opportunities for the fishman animation, which involves the content of biological sciences, and the connotative analysis proposed by Roland Barthes, opportunity contributed to the process. Thus, it was possible to perceive in some moments of the discussion about Invasive Species, pollination, soil and global, developed by Zoology, Ecology, Botany and Environment. This points out that some animations can act significantly for the teaching of biology and contribute to the teaching-learning process in basic education | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR | 
| dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR | 
| dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR | 
| dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silva, Marília Karolayne Gomes.pdf | 528,25 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Este arquivo é protegido por direitos autorais | 
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
     
    
