Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48800

Share on

Title: Diversificando o ensino de zoologia : propostas pedagógicas para o ensino médio
Authors: MONTE, Elvis Francisco do
Keywords: Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Zoologia
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MONTE, Elvis Francisco do. Diversificando o ensino de zoologia: propostas pedagógicas para o ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Na educação básica atual se faz necessário um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração o contexto escolar na formação de cidadãos capazes de atuar criticamente em sua realidade. O paradigma do ensino tradicional, unidirecional e memorísticos ainda predomina em nossa sociedade, devendo ser substituído por outro capaz de atender às novas demandas da educação brasileira. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva a produção de um manual com propostas pedagógicas que promovam a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a contextualização para o Ensino de Zoologia no ensino médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram diagnosticadas a percepção de professores sobre o Ensino de Zoologia, assim como trabalhos publicados em eventos científicos e periódicos entre 2005 e 2020 sobre a temática. Os dados obtidos subsidiaram as propostas da presente pesquisa. Os docentes relataram carência de recursos e espaços físicos para a realização de práticas, aula expositiva como estratégia mais utilizada e dificuldades de ensino para alguns Filos como Echinodermata e Cnidaria. Foi percebido a carência de publicações com propostas para o Ensino por Investigação e contextualização, predominando aquelas ligadas ao ensino tradicional. Cordados e artrópodes foram os grupos mais abordados, havendo escassez para os outros Filos. Foi percebido após a aplicação de uma das propostas, que é possível promover o Ensino de Zoologia através do Ensino por Investigação, promovendo a Alfabetização Científica de forma contextualizada, com uso de poucos recursos. Dessa forma, pode-se vislumbrar a viabilidade de um processo de ensino e aprendizagem que deixe para traz concepções tradicionais, que promova a autonomia, a criticidade e o protagonismo dos discentes. Com a produção do manual espera-se contribuir para um Ensino de Zoologia mais efetivo frente aos velhos novos desafios da educação brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48800
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Elvis Francisco do Monte.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons