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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48800
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | MONTE, Elvis Francisco do | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T13:51:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T13:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | MONTE, Elvis Francisco do. Diversificando o ensino de zoologia: propostas pedagógicas para o ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48800 | - |
dc.description.abstract | Na educação básica atual se faz necessário um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração o contexto escolar na formação de cidadãos capazes de atuar criticamente em sua realidade. O paradigma do ensino tradicional, unidirecional e memorísticos ainda predomina em nossa sociedade, devendo ser substituído por outro capaz de atender às novas demandas da educação brasileira. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva a produção de um manual com propostas pedagógicas que promovam a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a contextualização para o Ensino de Zoologia no ensino médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram diagnosticadas a percepção de professores sobre o Ensino de Zoologia, assim como trabalhos publicados em eventos científicos e periódicos entre 2005 e 2020 sobre a temática. Os dados obtidos subsidiaram as propostas da presente pesquisa. Os docentes relataram carência de recursos e espaços físicos para a realização de práticas, aula expositiva como estratégia mais utilizada e dificuldades de ensino para alguns Filos como Echinodermata e Cnidaria. Foi percebido a carência de publicações com propostas para o Ensino por Investigação e contextualização, predominando aquelas ligadas ao ensino tradicional. Cordados e artrópodes foram os grupos mais abordados, havendo escassez para os outros Filos. Foi percebido após a aplicação de uma das propostas, que é possível promover o Ensino de Zoologia através do Ensino por Investigação, promovendo a Alfabetização Científica de forma contextualizada, com uso de poucos recursos. Dessa forma, pode-se vislumbrar a viabilidade de um processo de ensino e aprendizagem que deixe para traz concepções tradicionais, que promova a autonomia, a criticidade e o protagonismo dos discentes. Com a produção do manual espera-se contribuir para um Ensino de Zoologia mais efetivo frente aos velhos novos desafios da educação brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.title | Diversificando o ensino de zoologia : propostas pedagógicas para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8027162144037199 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | In current basic education, a teaching-learning process that takes into account the school context is necessary in the formation of citizens capable of acting critically in their reality. The paradigm of traditional, unidirectional and memoiristic teaching still predominates in our society, and should be replaced by another capable of meeting the new demands of Brazilian education. Therefore, the present research aims to produce a manual with pedagogical proposals that promote Scientific Literacy, Teaching by Investigation and contextualization for the Teaching of Zoology in high school, according to the National Common Curricular Base. In order to do so, the perception of teachers about the Teaching of Zoology was diagnosed, as well as works published in scientific events and periodicals between 2005 and 2020 on the subject. The data obtained supported the proposals of this research. The professors reported a lack of resources and physical spaces to carry out practices, expository classes as the most used strategy and teaching difficulties for some phyla such as Echinodermata and Cnidaria. It was noticed the lack of publications with proposals for Teaching by Investigation and contextualization, predominating those linked to traditional teaching. Chordates and arthropods were the most approached groups, with scarcity for the other Phyla. It was realized after the application of one of the proposals, that it is possible to promote the Teaching of Zoology through Teaching by Investigation, promoting Scientific Literacy in a contextualized way, with the use of few resources. In this way, it is possible to envision the feasibility of a teaching and learning process that leaves behind traditional conceptions, which promotes autonomy, criticality and the protagonism of students. With the production of the manual, it is expected to contribute to a more effective teaching of Zoology in the face of the old new challenges of Brazilian education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Elvis Francisco do Monte.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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