Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48800
Compartilhe esta página
Título: | Diversificando o ensino de zoologia : propostas pedagógicas para o ensino médio |
Autor(es): | MONTE, Elvis Francisco do |
Palavras-chave: | Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Zoologia |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MONTE, Elvis Francisco do. Diversificando o ensino de zoologia: propostas pedagógicas para o ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Na educação básica atual se faz necessário um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração o contexto escolar na formação de cidadãos capazes de atuar criticamente em sua realidade. O paradigma do ensino tradicional, unidirecional e memorísticos ainda predomina em nossa sociedade, devendo ser substituído por outro capaz de atender às novas demandas da educação brasileira. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva a produção de um manual com propostas pedagógicas que promovam a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a contextualização para o Ensino de Zoologia no ensino médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram diagnosticadas a percepção de professores sobre o Ensino de Zoologia, assim como trabalhos publicados em eventos científicos e periódicos entre 2005 e 2020 sobre a temática. Os dados obtidos subsidiaram as propostas da presente pesquisa. Os docentes relataram carência de recursos e espaços físicos para a realização de práticas, aula expositiva como estratégia mais utilizada e dificuldades de ensino para alguns Filos como Echinodermata e Cnidaria. Foi percebido a carência de publicações com propostas para o Ensino por Investigação e contextualização, predominando aquelas ligadas ao ensino tradicional. Cordados e artrópodes foram os grupos mais abordados, havendo escassez para os outros Filos. Foi percebido após a aplicação de uma das propostas, que é possível promover o Ensino de Zoologia através do Ensino por Investigação, promovendo a Alfabetização Científica de forma contextualizada, com uso de poucos recursos. Dessa forma, pode-se vislumbrar a viabilidade de um processo de ensino e aprendizagem que deixe para traz concepções tradicionais, que promova a autonomia, a criticidade e o protagonismo dos discentes. Com a produção do manual espera-se contribuir para um Ensino de Zoologia mais efetivo frente aos velhos novos desafios da educação brasileira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48800 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elvis Francisco do Monte.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons